DUE DILIGENCE
O processo de due diligence ambiental é um diagnóstico detalhado de informações sobre ativos e passivos ambientais que possam encontrar em uma determinada empresa ou propriedade. Para isso, este procedimento é conduzido por um profissional especializado em Direito Ambiental, que também conta com uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, químicos, agrônomos, engenheiros ou outros profissionais que contribuam para identificar problemas que geram passivos ambientais. Esse procedimento torna-se imprescindível para que sejam identificados por olhos "especializados" e valorados segundo as penalidades impostas pela lei e os custos de reparação necessários, pois sem este procedimento, uma pessoa poderá fazer um negócio e descobrir que está na iminência de receber

uma autuação de 5, 10, ou 100 milhões de reais, ou mesmo não poder utilizar o imóvel ou empreendimento da forma imaginada por restrições ambientais. Em suma, a due diligence ambiental é um procedimento atual, como componente crítico de qualquer transação imobiliária ou empreendimento e também essencial nas Fusões e Aquisições de empresas - M&A -, objetivando minimizar os riscos e se proteger de responsabilidades.
A equipe da ECOSBRASIL realiza um levantamento de todos os aspectos ligados às questões de meio ambiente da empresa, envolvendo a conformidade legal de todas as ações, bem como os procedimentos utilizados no seu gerenciamento, com a indicação de eventuais falhas e, caso existam, das necessidades de melhorias.